Uma feira
com o melhor
da Serra Gaúcha!

04 a 14 Junho 2015

Parque de Eventos|Bento Gonçalves-RS
Seg a Sex: 18h às 22h30min
Sábados e Feriados: 10h às 22h30min
Domingos: 10h às 21h

Publicação: 30/04/2015 09:22:27Inscrições para o Mesa ao Vivo abrem neste sábado

 Evento estreia no RS, na ExpoBento 2015, reunindo 16 chefs em 16 aulas que reunirão 1.280 participantes entre os dias 4 e 6 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Tudo pronto para o primeiro Mesa ao Vivo no Rio Grande do Sul, que esquenta as panelas na ExpoBento 2015, entre os dias 4 e 6 de junho, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. 960 dos 1.280 participantes poderão se inscrever a partir deste sábado, 2 de maio, por meio do site www.expobento.com.br. Os 320 restantes terão a oportunidade de viver a experiência fazendo sua inscrição diretamente na feira. A participação é gratuita.

Serão 16 aulas práticas numa cozinha aberta, montada na área vinícola, entre os corredores povoados por 450 expositores da indústria, comércio e serviços. O reality show enogastronômico permitirá ao público da feira poder assistir ao espetáculo, acompanhando a aula de cada um dos 16 chefs participantes nos três dias de evento. O menu de chefs é composto por cinco nomes nacionais e 11 regionais, que terão o desafio de fazer uma imersão pela culinária regional, valorizando a gastronomia da Serra Gaúcha. Os mestres da boa mesa apresentarão pratos com uma releitura dos cardápios locais.

Emmanuel Bassoleil, Ana Luiza Trajano, Katia Barbosa, Yann Corderon e Ivan Achcar formam o time de chefs nacionais. Os mestres da boa mesa do Rio Grande do Sul representam sete cidades gaúchas: Adriano Farina, de Gramado; Mauro Cingolani, de Flores da Cunha; Rodrigo Bellora, de Garibaldi; Gabriel Lourenço e Vicente Perini, de Caxias do Sul; Floriano Spiess e Carlos Kristensen, de Porto Alegre e de Bento Gonçalves, Idana Spassini, Gustavo Ruffato, Márcia Dalla Chiesa e Vicente Lovera.

Para completar o cardápio de sabores, além de muita interatividade e emoção, os aromas e prazeres do vinho em aulas de degustação conduzidas pelo editor chefe da Revista Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho. A atração também é gratuita e poderá ser vivida por 110 pessoas em cinco aulas. Todas as vagas serão preenchidas mediante inscrição gratuita pelo site da feira. O ingresso da feira e o valor do estacionamento não estão inclusos, portanto devem ser pagos no local pelo participante.

O Mesa ao Vivo Serra Gaúcha – primeira vez que o evento será realizado numa cidade do interior -, é uma realização da Revista Prazeres da Mesa com co-organização do CIC de Bento Gonçalves e da ExpoBento 2015. Mais informações do evento também podem ser obtidas no site www.mesaaovivoserragaucha.com.br.

A 25ª ExpoBento conta com o patrocínio da Verallia Brasil, Orquídea Farinha, Massas e Biscoitos, Italínea Móveis Planejados, Giordani Turismo, Ibravin, Secretaria de Agricultura do Estado do RS, Abrasel, Tramontina, Prefeitura de Bento Gonçalves, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Senac BG, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) – Região Uva e Vinho, SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, Bradesco e Posto São Bento do Sul. O lançamento do Mesa ao Vivo e da Área Vinícola foi realizado no dia 5 de março, no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, reunindo autoridades, convidados, lideranças e empresários do setor e a imprensa.

PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
4 de junho
13h – Ivan Achcar (Restaurante Alma, SP e um dos protagonistas do Cozinheiros em Ação , da GNT - SP)
14h15min – Yann Corderon (chef francês, do bistrô L’Amitier -SP)
15h30min – Márcia Dalla Chiesa (chef Sapore & Piacere Cucina | Altri, de Bento Gonçalves - RS)
16h – Ricardo Castilho*
16h45min – Vicente Perini (chef do Quinta Estação – Caxias do Sul - RS)
18h – Rodrigo Bellora (chef Valle Rustico, de Garibaldi – Vale dos Vinhedos - RS)
18h - Ricardo Castilho*
19h15min – Mauro Cingolani (chef diretor da Escola de Gastronomia UCS-ICIF, de Flores da Cunha - RS)
20h30min – Vicente Lovera (cozinheiro e pesquisador de Bento Gonçalves - RS)

5 de junho
18h30min – Kátia Barbosa (uma das mais prestigiadas e inventivas chefs cariocas da atualidade, do Aconchego Carioca - RJ)
19h – Ricardo Castilho*
19h45min – Carlos Kristensen (chef do Hashi, de Porto Alegre - RS)

6 de junho
13h – Emmanuel Bassoleil (um dos ícones da cozinha francesa no Brasil, do restaurante
Skye - SP)
14h15min – Gustavo Ruffato (chef Senac, de Bento Gonçalves - RS)
15h30min – Idana Spassini (chef consultora de Bento Gonçalves - RS)
16h – Ricardo Castilho*
16h45min – Floriano Spiess (chef do Floriano Spiess – Cozinha de Autor, de Porto Alegre - RS)
18h – Gabriel Lourenço (chef Sal a Gosto Escola de Gastronomia, de Caxias do Sul - RS)
18h – Ricardo Castilho*
19h15min – Adriano Farina (defensor da gastronomia funcional, local e orgânica, é consultor na Serra Gaúcha, de Gramado - RS)
20h30min – Ana Luiza Trajano (chef da cozinha brasileira, do Brasil a Gosto - SP)

* Editor chefe da Revista Prazeres da Mesa, responsável pelos cursos de degustação de vinhos.

Croqui: Felipe Trucolo
Foto: Divulgação

 

MAIS NOTÍCIAS