NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Prazo para destinar 6% do seu IR para ações sociais encerra em 29 de dezembro

Prazo para destinar 6% do seu IR para ações sociais encerra em 29 de dezembro

Doações concretizadas até essa data por meio do projeto “Leãozinho do Bem” ficam direto na conta do Comdica, e já podem ser aplicadas em iniciativas locais

Publicado em: 16/12/2016

Ainda dá tempo de fazer a diferença e destinar parte de seu Imposto de Renda para ajudar ações sociais desenvolvidas por entidades assistenciais de Bento Gonçalves. A hora é agora: até o dia 29 de dezembro, por meio do projeto “Leãozinho do Bem”, é possível direcionar até 6% do tributo devido – no caso de pessoas físicas que façam a declaração completa – para atividades que envolvem crianças e adolescentes. As doações confirmadas até essa data já ficam direto na conta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o que permite a sua aplicação imediata. Pessoas jurídicas podem destinar até 1%, desde que declarem sobre o lucro real.

O envolvimento nessa mobilização permite que as pessoas que declaram Imposto de Renda possam ver os valores sendo revertidos em benefícios para instituições locais. Normalmente, com os recursos sendo remetidos ao Governo Federal, é difícil saber se, de fato, eles trazem algum retorno efetivo ao município. No período 2014/2015, a estimativa era de que pelo menos R$ 3 milhões do IR arrecadado pudesse permanecer na cidade. Os números, contudo, demonstram que as destinações ficaram em menos de 10%, alcançando apenas R$ 292 mil.

O procedimento para doar é simples: depois do cálculo do IR total, basta efetuar o depósito correspondente ao percentual na conta do Comdica (confira as informações abaixo) e enviar o comprovante ao órgão por e-mail, juntamente com seus dados. Nesse momento, é possível escolher alguma entidade a ser beneficiada – ela ficará com 70% do total repassado e o restante será dividido entre as demais. Para finalizar, guarde o recibo do Conselho para ser apresentado na declaração do próximo ano.

O banco Sicoob Meridional, um dos parceiros do projeto, oferece um financiamento sem juros para pessoas físicas que desejem doar, mas que ainda não dispõem do dinheiro. A agência antecipa o valor correspondente mediante a apresentação de um cheque pré-datado para a sua restituição. 

Criado pela Associação dos Profissionais e Empresas de Serviços Contábeis de Bento Gonçalves (Apescont-BG), o “Leãozinho do Bem” conta ainda com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), do Comdica e da imprensa local. Confira mais informações no Facebook: facebook.com/LeaozinhodoBem.


Quem pode ser beneficiado

Em Bento Gonçalves, as entidades credenciadas para receber o benefício são as seguintes: Associação dos Surdos de BG; Associação Amigos das Crianças; Associação Atlética de Bento Gonçalves; ADVBG; AIDD; AABB; ABRAÇAÍ; ADEF; APAE; Bento Vôlei; Círculo Operário; Fundação Todeschini e Lar da Caridade.


 Conta do Comdica

Caixa Econômica Federal

Agência: 2792

Conta Corrente: 00400129-1 – operação 6

CNPJ: 17.906.410/0001-07