NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

Gestão para oferecer uma feira surpreendente aos visitantes e lucrativa aos expositores

Gestão para oferecer uma feira surpreendente aos visitantes e lucrativa aos expositores

Publicado em: 02/05/2017

Dentro de pouco mais de um mês, a ExpoBento abre suas portas para receber os cerca de 450 expositores participantes e mais de 200 mil visitantes esperados para conferir as atrações de sua 27ª edição. De 08 a 18 de junho, o público poderá conferir o resultado de um ano de trabalho sério e comprometido que Roger Bellé e sua equipe têm dedicado para garantir, mais uma vez, o sucesso da maior feira multissetorial do país. Em entrevista, o diretor-geral antecipa algumas novidades da ExpoBento 2017:

 - Como estão os trabalhos de organização da ExpoBento?

Os preparativos para a 27ª edição da ExpoBento estão em ritmo acelerado, o que é natural à medida em que se aproxima a data de abertura da feira. Esse trabalho começou a ser encampado no dia 25 de junho de 2016 pela comissão organizadora à frente da edição deste ano. Desde então, vem ocorrendo uma agenda com reuniões semanais de equipe, encontros com patrocinadores, viagens, discussões e troca de ideias e experiências sempre na busca de um aperfeiçoamento para a edição de 2017. Neste momento estamos correndo contra o tempo para organizar e proporcionar aos nossos visitantes uma feira ainda melhor, mais bem organizada e estruturada, que possibilite aos nossos mais de 450 expositores a realização de excelentes negócios com resultados positivos. A comissão organizadora possui o cuidado permanente de proporcionar ao público visitante uma feira que encante, que emocione, não só na parte arquitetônica e decorativa, mas também no que diz respeitos a atrações culturais, shows e espetáculos. Teremos muitas surpresas este ano.

 Que novidades estão sendo programadas para a edição 2017?

Teremos muitos atrativos surpreendentes para encantar os mais de 200 mil visitantes que são esperados durante os onze dias de feira. Recentemente anunciamos alguns deles, como o ‘Buona Forechetta’, projeto na área gastronômica; o ‘Quer Casar Comigo’, o ‘Salão Fenavinho’ e a presença da dupla Maiara e Maraísa. A essas novidades, somam-se propostas tradicionais de sucesso como o Motoserra, Salão Automotivo, Salão do Imóvel, Espaço Vinícola, universo da moda, entre outros. Teremos um vasto repertório de programação cultural, show e atrações para toda a família. Na próxima quinta-feira, dia 04, anunciaremos a programação completa desta edição, compartilhando com a comunidade a riqueza de opções que poderão ser encontradas no Parque de Eventos.

 - Qual o principal desafio da organização que assume a realização de uma feira como a Expobento, que já está na sua 27ª edição, com periodicidade anual, e expectativa crescente de superação ano após ano?

Sem dúvida assumir a organização da ExpoBento é um desafio muito grande, mas recompensador. Trata-se de um trabalho contínuo, que está sendo feito ao longo dos anos, sempre com muita responsabilidade e comprometimento, e precisa ter uma continuidade à altura. Os desafios a cada edição se renovam. A cada ano, busca-se apresentar uma feira emocionante e atrativa ao público, mas também altamente rentável ao expositor. A combinação ideal é oferecer um encontro que, além de lazer e entretenimento, proporcione vendas e um excelente resultado para aquelas empresas que aliaram a sua marca a ExpoBento. Um ponto fundamental diante desse objetivo, que merece total reconhecimento e destaque, é a atuação em equipe. Sem esse elemento-chave não conseguiríamos obter os resultados que a feira vem alcançando ao longo de seus quase 30 anos de existência. Some-se a isso o fato de a ExpoBento contar com apoio de uma instituição centenária - o CIC-BG, entidade promotora que avaliza e dá suporte para todo esse trabalho.

 - Em momentos de crise, muitas empresas tendem a cortar despesas, deixando de participar de feiras e eventos. Quais os principais atrativos da feira para o expositor, que consolidam a Expobento como excelente oportunidade de negócios?

O processo de contenção de despesas é inerente ao momento econômico em que o Brasil está passando, misto de retração econômica e instabilidade política. Em um cenário de incertezas, é natural que o primeiro impulso de muitas empresas é preservar a receita, cortando ações que envolvem custo. A participação na ExpoBento é, no entanto, muito mais do que um investimento. A feira é uma oportunidade de fomentar negócios e desenvolver novas parcerias que continuaram gerando resultados mesmo após os onze dias do encontro. Quem alia sua marca a ExpoBento está colocando a empresa em uma feira de solidez e confiabilidade inquestionáveis, que a tornam o maior encontro multissetorial de negócios do Brasil já há quase 30 anos. No Parque de Eventos onde ocorre o encontro, o expositor dispõe de uma série de facilidades (estrutura, serviços, segurança), garantidas pela comissão organizadora, de modo que pode concentrar sua atenção exclusivamente na geração de negócios. Ao longo de um ano de trabalho, a ExpoBento constrói uma grade de programação atrativa, capaz de mobilizar um público qualificado – ou seja, clientes em potencial para que cada empresário apresente seu mix de produtos e serviços e ganhe clientes. Sem dúvida essa é uma oportunidade como poucas para o crescimento de um negócio.

 - Por que Bento Gonçalves pode sentir-se privilegiada de sediar uma feira como a ExpoBento?

A ExpoBento cresceu e se desenvolveu junto com o município de Bento Gonçalves. Considerada a maior feira multissetorial do Brasil, inclusa no calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Sul, traz, ao longo de sua história, o espírito empreendedor do povo de sua cidade. Aliado a esse fator, tem condição relevante enquanto promotora do desenvolvimento econômico local, gerando empregos e negócios para empresas locais, fomentando o turismo, entre outras contribuições. Outro aspecto de grande relevância é o compromisso social da ExpoBento para com Bento Gonçalves. Esse é um trabalho que, muitas vezes, fica nos bastidores, mas envolve o apoio a diversas ações comunitárias, projetos e entidades assistenciais do município – um compromisso que fazemos questão de manter como forma de devolver para a cidade todo o carinho e acolhida que sempre demonstraram para com a feira.