NOTÍCIAS

UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NO CORAÇÃO DE BENTO GONÇALVES

ExpoBento abre salão que homenageia 50 anos da Fenavinho

ExpoBento abre salão que homenageia 50 anos da Fenavinho

Atração, com resgate histórico da Festa Nacional do Vinho, pode ser visitada até domingo

Publicado em: 15/06/2017

A festa que chancelou o título de Capital Nacional do Vinho a Bento Gonçalves recebe reverências dentro da ExpoBento 2017, com o Salão Fenavinho, atração que o público poderá conferir até domingo (18), no Pavilhão F do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Quem visitar poderá acompanhar apresentações culturais típicas de corais, grupos musicais e teatrais que rementem à tradição italiana, sempre muito valorizada pela festa no decorrer das quinze edições que ocorreram a partir de 1967 (veja programação completa abaixo). Esse elemento também ganha destaque com o espaço para os jogos: bochin, bocha e carteado, trazidos da Itália e replicados através das gerações. O protagonista máximo da festa – o vinho – brilhará também nesse projeto. Estão previstos pontos de serviço da bebida e suas variações (sucos e espumantes), acompanhados das mais saborosas iguarias da culinária típica italiana.

Outra atração que promete emocionar os saudosistas e encantar o público são as instalações contando a história da festa. A exposição privilegia, também, os belos vestidos com os quais desfilaram as soberanas de cada período, homenageando a força feminina tão fortemente presente na cultura local. Em um mini-cinema, visitantes poderão assistir a um filme que traz detalhas sobre cada edição da Fenavinho, convidando os saudosistas a relembrar os momentos marcantes dessa trajetória cinquentenária.

“No espaço do Salão construímos um itinerário interativo, onde os visitantes possam visualizar a importância e grandiosidade da Fenavinho para o município e região. Elaboramos uma programação que valoriza  nossa tradição e cultura – seguindo o exemplo e o conceito que a Fenavinho ensinou a todos nós. Acreditamos no potencial de Bento Gonçalves e no talento das pessoas que transforma a cidade em uma grande potência econômica e turística. Essa homenagem é, também, para toda a comunidade”, diz o diretor de projetos da ExpoBento 2017, Gianfranco Bellé.

Espaço para a arte local

Entre outros atrativos, o Salão Fenavinho terá uma coleção de obras de 16 artistas da cidade. Cada um deles – com exceção de uma dupla – foi convocado pela Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG) a retratar uma das 15 Fenavinhos realizadas desde 1967, quando ocorreu a primeira edição há 50 anos – e motivo do tributo prestado pela ExpoBento à festa.

Com liberdade para criar, eles foram pautados para produzir em óleo, acrílico e espátula sobre tela de 1mx1m, de modo a imprimir a própria leitura da respectiva edição da Fenavinho que lhe coube. A curadoria do projeto é de Neiva Poletto. Após o final da ExpoBento, as obras devem ser expostas na Casa das Artes e no Museu Municipal, podendo ser adquirida pelo público. O Salão Fenavinho também terá uma mostra dos vestidos usados pelas soberanas e um filme sobre cada umas das edições da festa, além de apresentações culturais típicas de corais, grupos musicais e teatrais que remetem à tradição italiana.

Artistas participantes: Geni Brandalise – 1ª Fenavinho (1967); Luiza Matilde Fedrizzi – 2ª Fenavinho (1971); Vera Salton Luchese – 3ª Fenavinho (1975); Ademir Gugel – 4ª Fenavinho (1980); Zélia Paludo – 5ª Fenavinho (1985); Romi Gabbardo – 6ª Fenavinho (1990); Sonia Bervian Possamai – 7ª Fenavinho (1991); Vildete Pessutto – 8ª Fenavinho (1992); Aline Mützenberg – 9ª Fenavinho (1993); Vânia Mützenberg – 10ª Fenavinho (1994); Gilberto Schenato – 11ª Fenavinho (2000);  Edi Fachi Giacomello – 12ª Fenavinho (2005); Elias Domingues Pereira – 13ª Fenavinho (2007);  Inês Tremarin – 14ª Fenavinho (2009) e Marilene Beltran e Denise de Andrade Tosi – 15ª Fenavinho (2011)

Programação do Salão Fenavinho 50 anos

Sexta-feira (16)


Comunidade de Tuiuty


Jogos de carta e mora


19h: Coral Florença


20h: Ricordare E Vivere


 


Sábado (17)


Comunidade de Faria Lemos


Jogos de carta e mora


12h30: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo


13h30: Jatir Dequigiovanni


14h30: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo


15h30: Jatir Dequigiovanni


16h: Grupo De Danças Riccordi Ditalia da Linha Paulina


17h: Flauta Doce


17h30: Grupo de Danças Riccordi Ditalia da Linha Paulina


18h: Caminho de Faria Lemos


18h30: Pequenos Cantores


19h: Fanfarra Breaslieri


20h às 21h: Filó Italiano Colonial


21h: Encerramento com o Grupo Trevisani Nel Mondo


 


Domingo (18)


Comunidade de Tuiuty, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos


Jogos De Cartas E Mora


13h: Grupo Folclórico Trevisani Nel Mondo


15h e 17h: Coral Vale dos Vinhedos


Sobre a ExpoBento


A ExpoBento é a maior feira multissetorial do Brasil e, em 2017, de 8 a 18 de junho, estará em sua 27ª edição. Desde 1990 vem se reinventando, inovando e crescendo, a ponto de servir como referência no segmento de encontros de negócios e também na programação de lazer para toda a família. Realizada em Bento Gonçalves-RS, no Parque de Eventos do município, traz excelentes oportunidades comerciais para seus expositores, sejam eles industriários, comerciários ou prestadores de serviços. A feira espera atrair, neste ano, público superior a 200 mil visitantes.


 


Serviço


O que: ExpoBento 2017


Quando: até 18 de junho


Horários: 


Segunda a Sexta-feira: das 18h às 22h30min


Sábados e Feriados: das 10h às 22h30min 


Domingos: das 10h às 21h


Valores:


Segunda a sexta-feira R$ 5,00


Sábados, domingos e feriado R$ 10,00


Menores de 12 anos não pagam ingresso.