FENAVINHO

a festa mais querida de Bento está de volta

A Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) está intimamente ligada à história de Bento Gonçalves. A relação de seus moradores com a festa extrapola o motivo de celebração de uma cultura – a da uva e do vinho – para elevá-la a um contexto identitário no qual uma – a cidade – é indissociável à outra – a Fenavinho.

Os primeiros movimentos para retomar a festa começaram há alguns anos, reunindo agentes privados e públicos. A ideia era que a Fenavinho começasse a ser revivida em 2017, no ano de seu cinquentenário, mas sua realização não foi possível.

As condições necessárias para que isso ocorresse só aconteceram no ano passado, quando o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) liderou um

na cidade para resolver passivos financeiros envolvendo a Fenavinho na ordem de R$ 3,5 milhões. Com apoio de entidades representativas do setor e da prefeitura de Bento Gonçalves, o CIC-BG começou a desenhar, de forma colaborativa, como será a 16ª edição da Fenavinho reunindo jovens lideranças.

A forma mais viável de realizar o evento neste ano foi colocá-lo ao lado da ExpoBento – festa e feira, portanto, serão realizadas conjuntamente entre 13 e 23 de junho. O expediente deve ser repetido também em 2020 para que, a partir de 2022, a Fenavinho tenha condições de ser sustentável, fazendo parte regular do calendário de eventos da cidade de forma periódica, a cada dois anos.

INÍCIO

Bento Gonçalves já era uma potência vitícola na década de 1960, fruto da herança do trabalho de imigrantes italianos e de seus descendentes que, a partir do cultivo da videira, ajudaram a traçar o futuro econômico da cidade. Mas precisava expor ao Brasil essa força, e a Fenavinho surgiu neste cenário, em 1967, para (con)firmar Bento Gonçalves como a Capital Brasileira do Vinho.

A festa demarca a projeção nacional da cidade, com o “vinho jorrando pelas ruas” e a inédita presença presidencial na cidade, a do então chefe da nação, o

 

marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Não foram apenas vinícolas que estiveram no Parque da Fenavinho, atual Parque de Eventos, construído especialmente para a ocasião. A exposição agroindustrial reuniu 73 empreendimentos de diferentes ramos de atividades. Foi o ponto inicial para dar visibilidade a outro segmento que também começava a ganhar notoriedade em Bento, o setor moveleiro, e a propulsora da criação de feiras como Movelsul, ExpoBento, Fimma, entre outras.

EDIÇÃO 2019

A edição 2019 da Fenavinho ocorrerá depois de oito anos da última edição. Aos poucos, o público vai conhecendo as atrações da maior festa popular de Bento Gonçalves.

Além de dezenas de vinícolas expondo seus produtos, a Fenavinho contará com uma Vila Típica, integrada à área gastronômica e ao espaço da agroindústria.

Outras ações emblemáticas da Fenavinho, como o Vinho Encanado e o Desfile de Carro Alegórico, estão confirmadas e farão a alegria dos turistas.

 

A atmosfera das praças, tradicionais pontos de encontro e convivência comunitária do interior, será representada por espaços com apresentações cênicas, artísticas e musicais.

Túnel do Tempo contando os mais de 50 anos de história da festa, cursos de degustação, gastronomia farta e a Piccola Città, espaço com ações na área da educação patrimonial, lazer e recreação ao público infanto-juvenil, também farão parte das atrações do encontro.

Nossos patrocinadores