Uma feira
com o melhor
da Serra Gaúcha!

04 a 14 Junho 2015

Parque de Eventos|Bento Gonçalves-RS
Seg a Sex: 18h às 22h30min
Sábados e Feriados: 10h às 22h30min
Domingos: 10h às 21h

Publicação: 06/03/2015 09:35:24‘Mesa ao Vivo’ estreia no RS na ExpoBento

Feira traz evento nacional para a Serra Gaúcha, reunindo chefs renomados com aulas práticas abertas aos visitantes, apostando no fortalecimento da área vinícola

A ExpoBento 2015 será palco do ‘Mesa ao Vivo’, evento enogastronômico itinerante que percorre o Brasil desde 2004 reunindo chefs famosos. Como num verdadeiro reality show editorial, eles executam receitas remodeladas com o perfil da região, disponibilizando os pratos para degustação do público participante. Estreando no Rio Grande do Sul, o ‘Mesa ao Vivo’ da ExpoBento 2015 chega para fortalecer a área vinícola da feira numa valorização da gastronomia regional. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho no Pavilhão A do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Serão aulas práticas numa cozinha aberta, montada na área das vinícolas que permitirá ao público visitante interagir com os grandes chefs numa verdadeira arena eno-gastronômica. Já estão confirmados os nomes dos quatro chefs nacionais: Ivan Achcar (Restaurante Alma, SP e um dos protagonistas do Cozinheiros em Ação , da GNT), Emmanuel Bassoleil (um dos ícones da cozinha francesa no Brasil, do restaurante Skye , SP), Yann Corderon (chef francês, do bistrô L’Amitier, SP) e Kátia Barbosa (uma das mais prestigiadas e inventivas chefs cariocas da atualidade, do Aconchego Carioca, RJ). Junto com eles, outros 11 chefs regionais farão parte do Mesa ao Vivo, reforçando a gastronomia e os talentos regionais num evento nacional. A programação inclui, ainda, aulas de degustação de vinhos com o editor chefe da Prazeres da Mesa, Ricardo Castilho.

Mais de mil pessoas poderão participar das 15 aulas previstas, 80 em cada uma delas. Mas a interatividade com o público será permanente, pois os visitantes poderão assistir as aulas ao vivo. O projeto é uma ação conjunta entre a ExpoBento e a Prazeres da Mesa, que durante o evento estará produzindo ao vivo a revista na frente das pessoas, com circulação nacional, além de levar a cultura regional para todo o país. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas durante o mês de abril pelo site www.expobento.com.br.

A feira está investindo pesado no projeto e com isso pretende ampliar a presença das vinícolas no evento. O presidente da ExpoBento 2015, Laudir Miguel Piccoli, destaca a importância do setor para a feira. “Elegemos a temática de Bento Gonçalves e, com isso, apostamos na valorização das vinícolas em um espaço de época. Como inovação desta edição, o Mesa ao Vivo vem fechar com chave de ouro a iniciativa”. Para este ano, a feira direciona esforços para ampliar o número de vinícolas participantes, colocando-as frente a frente com um público consumidor de cerca de 200 mil pessoas, que estarão circulando pelos pavilhões nos 11 dias de feira.

A frente da ação está o diretor de Projetos e da Área Vinícola, Diego Bertolini, que acredita na ampliação da adesão das vinícolas em razão do novo projeto. “Estamos trazendo o maior evento de gastronomia do país para a ExpoBento, uma ação que vai gerar mídia nacional e atrair a atenção de um público apreciador da boa gastronomia e de bons vinhos. A oportunidade é única, abre espaço para quem deseja ser mais ousado e com presença no mercado”.

O setor vitivinícola tem importante papel no desenvolvimento da cidade e na sua projeção no cenário nacional. Responsável por atrair centenas de milhares de turistas todos os anos, o enoturismo tem sido uma importante fonte de renda para famílias que vivem da uva e do vinho, além de uma rede de atendimento que hoje oferece um trade diferenciado. O presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) – entidade promotora da feira -, Leonardo Giordani, sustenta o investimento não apenas pelo ganho direto às vinícolas, mas também a toda cadeia que se beneficia com o fortalecimento d o setor. “O vinho é o nosso principal produto enquanto apelo institucional e de marketing. A partir dele, ainda em 1967, nossa cidade passou a ser vitrine e levou o município a criar novas frentes de trabalho, hoje principais economias do município: móveis e metalurgia”, ressalta.

O Mesa ao Vivo tem o patrocínio da Verallia Brasil, Orquídea Farinha, Massas e Biscoitos, Italínea Móveis Planejados, Giordani Turismo, Ibravin, Prefeitura de Bento Gonçalves, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Senac BG, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) – Região Uva e Vinho, SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, bradesco, Tramontina e Posto São Bento do Sul. O lançamento do Mesa ao Vivo e da Área Vinícola foi realizado no dia 5 de março, no Salão Nobre da Prefeitura de Bento Gonçalves, reunindo autoridades, convidados, lideranças e empresários do setor e a imprensa.

Réplica de Bento abraça Área Vinícola

Outro diferencial apresentado foi o projeto arquitetônico da Área Vinícola, totalmente reformulado trazendo uma temática de época, acompanhando o tema da edição: a cidade de Bento Gonçalves. As vinícolas vão ocupar um espaço que retratará Bento Gonçalves no início do século passado, com fachadas dos casarios e do comércio, fazendo um resgate histórico através da arquitetura.

 

Serão reproduzidos alguns ícones da arquitetura do município, como a prefeitura e a igreja. O cenário contará com canteiros centrais e mesas, criando uma atmosfera de convívio para que o público possa usufruir do espaço e degustar, confortavelmente, os produtos das vinícolas ali instaladas. Com esta reformulação, explica o arquiteto Felipe Trucolo, responsável pelo projeto, o número de vinícolas deverá ser superior ao das últimas edições. Para completar, um salão de eventos com palco e telão para a reprodução das apresentações que acontecerão no local, que deverá se consolidar como o “coração da feira”.

 

MAIS NOTÍCIAS